quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Compartilhando ganhos - Scott McNealy

Ser grátis é a nova moda da tecnologia da informação. A afirmação do co-fundador e presidente do conselho de administração da Sun Microsystems, Scott McNealy, resume a filosofia de negócios do conglomerado norte-americano.

De acordo com o executivo que encerrou as palestras do auditório principal do segundo dia da ExpoManagement, a gigante do software advoga a causa do open source desde a sua fundação em 1982. Atualmente, a aposta no código livre é total. O visionário criador da Sun contou detalhes sobre as estratégias baseadas no open source. A palestra, em si, foi uma demonstração de tecnologia. Da sede da empresa, em Santa Clara, na Califórnia, McNealy falou a uma atenta platéia de executivos brasileiros através de vídeo-conferência. Em 26 anos de história, a Sun se tornou uma das maiores fornecedoras mundiais de infra-estrutura para redes de computadores, com 37.900 funcionários. O slogan atual –“A rede é o computador”– deixa bem clara a opção da companhia pelas soluções multiplataformas e pelo gosto por inovações constantes.

“O Open Office, por exemplo, funciona em qualquer equipamento e sistema”, exemplifica McNealy, que acrescenta: “a custo zero para o cliente”. A versão 3.0 do pacote de soluções para escritório, lançada em outubro de 2008, registrou, em uma semana, mais de quatro milhões de downloads. A facilidade de adesão leva as soluções de rede da Sun a se espalhar por praticamente todos os setores da sociedade. São ferramentas que impulsionam áreas tão diversas quanto a de serviços financeiros, das lojas de varejo e das geradoras de energia. Na base desse alcance, figuram tecnologias inovadoras, todas do tipo open source, como a linguagem Java, que está presente em seis bilhões de máquinas no planeta, o sistema operacional Solaris, o banco de dados MySQL e a arquitetura de processadores Sparc. “Até os desenhos de chips Sparc podem ser baixados do site da Sun”, cita McNealy, para exemplificar a convicção da companhia de que o futuro é open source.

A visão revolucionária da Sun não se restringe aos negócios. A desenvolvedora vem se consolidando como modelo de companhia sustentável justamente pelo caráter social de sua tecnologia. Participa de inúmeros projetos de inclusão digital, como a rede de Telecentros, em São Paulo, que possibilita à população de baixa renda o uso gratuito de máquinas com acesso à internet. “A rede mundial não é só browser e banco de dados. As corporações precisam tomar a iniciativa de usar as idéias para benefício da sociedade”, afirma o especialista.

Entre as iniciativas pioneiras, McNealy cita o portal curriki.org, voltado à educação. Idealizado pela própria Sun, o site fornece de graça ferramentas para avaliações de estudantes, planos de aulas, testes e pesquisas. Além de disponibilizar material didático digital, a plataforma é colaborativa, incentivando a participação dos usuários na produção de soluções e conteúdo.





Nenhum comentário: