quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Novos CONCEITOS sobre o Direito Autoral
Fã irlandês redesenha a tira Garfield sem ele
Deu na Folha OnLine:
“Garfield” sempre foi conhecida como uma tirinha de humor, até que, em fevereiro passado, o irlandês Dan Walsh, 33, mostrou ao mundo como ela pode ser melancólica e reflexiva –basta que o gato saia de cena e o foco passe para seu dono, o solitário Jon Arbuckle. Foi com essa idéia simples que Walsh criou o site Garfield Minus Garfield (veja o site), em que publica as tiras originais subtraindo digitalmente o gato.
O resultado é espantoso pelo contraste com a leveza e o humor ingênuo dos originais, e seu sucesso foi imediato -o site foi alvo de matérias na imprensa internacional e ganhou uma versão em livro que deve ser publicada no Brasil no próximo ano, segundo o autor. “A premissa de remover o Garfield das tiras vinha sendo discutida há alguns anos em fóruns de fãs na internet. Eu me interessei por manipular aquelas em que Jon parece um pouco maníaco-depressivo, eram as que mais me faziam rir”, disse Walsh àFolha, por e-mail.
Mais espantoso do que o contraste entre as tiras com e sem Garfield foi o fato de que os proprietários dos direitos autorais não ameaçaram processar Walsh nem exigiram que o site saísse do ar - pelo contrário, elogiaram-no e decidiram publicar o livro.
Jim Davis acha engraçado que “todo mundo tenha ficado surpreso por não pedirmos ao autor para desistir do site”. “Achei muito inteligente o que ele fez. Me permitiu ver a tirinha por um ângulo diferente. Ter uma perspectiva nova e estranha foi bem iluminador.”
http://garfieldminusgarfield.net/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
As luzes que pescas, caro JC,
São raras pérolas do mais fino quasar...
Como as luzes pescadas no poço de Neruda,
Tuas postagens me trazem novidades do Mundo,
Despertando-me para uma singular reciclagem...
Como diz Morin, talvez não precisemos de mais conhecimentos.
Talvez só nos falte é dar sentido, e pertinência, àqueles já dispomos.
Há que se conjugar Paciência,
Quando se almeja Sabedoria!
Grácias, querido,
MaCrisBor
Postar um comentário