sexta-feira, 10 de junho de 2011

Havaianas

Depois que a Havaianas entrou no mercado internacional, ela não parou mais de fazer ações publicitárias criativas.





Uma delas foi essa ação de guerilha desenvolvida pela BBDO de Nova Iorque, para promover o novo estilo floral da linha Flip Flop, onde foi criado "camas" com flores plantadas nos locais de venda, reforçando a imagem da marca à natureza e às cores.

Uma bela ação de guerrilha! Que completa esse outdoor:

Uma outra ação que achei muito boa, foi essa onde foram distribuídos tapetes 'de saudação' em algumas portas, com um par de Havaianas!

Data Original: 01/10/2007 - AlmapBBDO
A reação era imediata: a pessoa saia de manhã para trabalhar e se deparava com essa saudação em sua porta, podendo usar o tapete dentro ou fora de casa, com a vantagem de já ter o lugar de guarda a sandália!


A Havaianas foi inspirada na sandália de dedo japonesa Zori, feita de palha de arroz. Em 14jun1962 foi criado o primeiro modelo que tinha como diferencial a matéria-prima. Por ser feita de borracha era mais durável e confortável. Visualmente pobres e baratas, as sandálias ganharam popularidade. O humorista Chico Anysio foi uma arma das Havaianas no combate às imitações. Com o slogan As únicas que não deformam, não tem cheiro e não soltam as tiras, a marca se tornou ainda mais popular.


Quem viveu nos anos 60 e 70 deve se lembrar do humorista Chico Anysio em campanhas publicitárias das sandálias Havaianas, fabricadas pelas Alpargatas. O artista, por meio de personagens de sua criação, foi a primeira celebridade a divulgar o produto, um sucesso na época que gerou falsificações. Assim, para frear a ação da concorrência desleal, a campanha - brega, nos dias atuais - teve o objetivo de informar na época que as legitimas Havaianas não soltam tiras e não têm cheiro. O produto e a marca, ao longo dos anos 1980, começaram a se desgastar, razão pela qual a empresa trocou de agência, mudou sua estratégia de comunicação, e conseguiu transformar a sandália num produto fashion, exportado para vários países. Trata-se de um dos principais cases de marketing no País. A ação, com uso de personalidades, começou nos anos 1990 com o pioneiro Chico Anysio. Thereza Collor veio logo após. Embasado no mote "Todo mundo usa Havaianas, o ator Luis Fernando Guimarães flagrava, na seqüência, Vera Fisher, Malu Mader, Bebeto e Maurício Mattar usando as sandálias. Cristiana Oliveira apareceu, mais tarde, assim como Fábio Assunção, Rodrigo Santoro, Luana Piovani e Déborah Secco. Marcos Palmeira, Raí, Popó, Luma de Oliveira, Marcos Pasquim e Reinaldo Gianechini, entre outros, também deram o ar da graça em divertidas situações relacionadas ao produto. Para quem gosta de publicidade e procura por filmes antigos, uma boa dica é recorrer à Memória da Propaganda (pesquisa@memoriadapropaganda.org.br), cujo acervo se encontra sem fase de digitalização por meio de apoio da Rede Globo.

Nesta campanha o ator Luis Fernando Guimarães flagrava personalidades como Vera Fisher, Malu Mader, Bebeto e Maurício Mattar usando as sandálias. Todo esse repertório contribuiu para que a sandália se tornasse a mais democrática que já se viu.

Nenhum comentário: