segunda-feira, 28 de maio de 2012

William (Bill) Bernbach - O Gênio do Fusca

Nasceu em 13ago1911 - 2out1982, diretor de publicidade americana criativo. Ele foi um dos três fundadores em 1949 do internacional agência de publicidade Doyle Dane Bernbach (DDB). Dirigiu muitas das campanhas da empresa de anúncios inovadores e teve um impacto duradouro sobre as estruturas da equipe de criação agora comumente usados ​​por agências de publicidade. Bernbach nasceu em Bronx, Nova York, a Rebecca e Bernbach Jacob. Ele freqüentou a New York escolas públicas da cidade e em 1932 ganhou um BA grau de New York University. Ele se formou em Inglês, mas também estudou administração de empresas, filosofia e música, tocar piano. Após a formatura, em 1933 Bernbach conseguiu um emprego de executar o Schenley mailroom Distillers. Isso foi durante a Grande Depressão e uma conexão da família lhe arranjou o emprego. Ele pró-ativo escreveu um anúncio para Whiskey Schenley Creme de Americana, que ele tem nas mãos certas e o anúncio saiu. Ele foi promovido para o departamento de publicidade, deixou Schenley em 1939 para ghost-escrever para Grover Whalen, o chefe da Feira Mundial de 1939 e no ano seguinte ingressou na indústria de publicidade da agência William Weintraub. Ele viu dois anos de serviço ativo na Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, teve um papel na Coty, seguido por uma posição na Grey Advertising. Começou lá como um Copywriter mas foi promovido a Diretor de Criação, em 1947. Em 1949, com Ned Doyle com quem se encontrou em Grey, e Dane Mac que já estava executando uma agência pequena, Bernbach fundou sua agência de publicidade de mesmo nome em Manhattan. Desde sua fundação Bernbach desempenhado um papel fundamental na escrita da publicidade, distanciando-se dos aspectos administrativos e de promoção do negócio que foram deixados para Dane. Ele serviu como motor criativo por trás da agência ajudando a aumentar o faturamento de aproximadamente US$ 1 milhão para mais de US$ 40 milhões por o tempo que se aposentou. DDB cresceu para se tornar a agência de publicidade a 11ª maior da América em 1976, quando se afastou Bernbach como Chief Executive Officer para se tornar presidente do comitê executivo. Campanhas notáveis ​​de Bernbach são, We Try Harder para Avis Aluguel de carro, Mikey para Cereal Vida, Você não tem que ser judeu para amar Levy para Levy pão de centeio, e é tão simples para Polaroid. Sua campanha mais notável foi para a Volkswagen, que incluiu anúncios, tais como Think Small e limão. Bernbach foi conhecido por sua devoção à criatividade e temas bizarros, um legado que tenha creditado a ele como uma grande força por trás da revolução criativa dos anos 1960 e 1970. Seu trabalho era frequentemente caracterizada pela simplicidade, também é creditado como sendo o primeiro a combinar copywriters e diretores de arte em duas pessoas, equipes, eles geralmente tinham sido separadas em departamentos, um modelo que ainda existe em agências de publicidade hoje. Bernbach ganhou muitos prêmios e honrarias por seu trabalho dentro da indústria de publicidade durante sua carreira. Ele foi introduzido no Hall of Fame Redação em 1964, recebeu o O Homem do Ano do Prêmio de Publicidade em 1964 e 1965, e O Pulso Inc., Man of the Year Award em 1966. Ele também foi nomeado "Executive Agency Top Publicidade" em 1969 e recebeu o American Academy of Achievement Award em 1976 e foi empossado na Câmara americana Advertising Federation of Fame no mesmo ano. Ele projetou o Hall da Fama Publicidade "Golden Ladder" troféu. A AMC programa,Mad Men, que se centra na agência de publicidade fictícia de Sterling Cooper no início dos anos 1960, faz muitas referências a Bernbach; estilo mais ortodoxo inovador Bernbach de técnicas desafio Sterling Cooper, e DDB muitas vezes é mencionado como um concorrente na segunda temporada. No mailroom Distillers Schenley na década de 1930, um dos assistentes Bernbach foi Evelyn Carbone, um estudante universitário em Hunter que se dirigiu etiquetas de correio de saída. Enquanto Bernbach trabalhou seu caminho para o departamento de publicidade, Evelyn se tornou uma recepcionista. Eles se apaixonaram e se casaram em 1938 por um juiz de paz. Bernbach família era contra o casamento por motivos religiosos, mas eles viveram felizes e tiveram dois filhos, John e Paul. Após a morte de Bill, Evelyn e Bob Levenson o líder criativo da DDB, publicou "Livro de Bill Bernbach: Uma História da Publicidade que mudou a história da Publicidade". SUAS FRASES "Vamos provar ao mundo que o bom gosto, é bom, e boa escrita pode ser boa venda" "Todos nós que profissionalmente usa dos meios de comunicação são os formadores da sociedade. Nós podemos vulgarizar a sociedade. Podemos brutalizar-lo. Ou podemos ajudar a levantá-la em um nível mais elevado". "A verdade não é a verdade até que as pessoas acreditar em você, e não posso acreditar que você se eles não sabem o que você está dizendo, e eles não podem saber o que você está dizendo que se eles não escutam você, e eles não vão ouvi-lo se você não for interessante, e você não será interessante se você pode dizer coisas com imaginação, originalmente, recentemente".

Nenhum comentário: