quarta-feira, 16 de julho de 2008

Ortografia I



Hoje vamos tratar de quatro situações que suscitam muitas dúvidas naquele escritor que pretende construir um texto com correção no seu do dia-a-dia:

O uso de "X / CH", com som de "xê": fecho / feixe;

O uso de "G / J", com som de "jê": anjinho / angélico.

Vamos relacionar, também, termos cuja grafia constantemente deixa o leitor em situação constrangedora, muitas vezes atrapalhando o desenvolvimento de seu trabalho. São os seguintes casos:

o uso de "E / I": periquito ou piriquito? umedecer ou umidecer?

o uso de "O / U": costume ou custume? polir ou pulir? soar ou suar?

Há muitas regras para o uso destas letras nos vocábulos da língua portuguesa escrita no Brasil. Vamos destacar algumas de aplicação mais corrente:

GRUPO 1: A REPRESENTAÇÃO DO SOM "XÊ"

Podemos representar este som de duas formas: com "X" ou com "CH".

Nos versos abaixo, retirados da canção "Januária", observe o uso de "J", "G" e "CH":

JANUÁRIA
(Vinícius de Moraes e Toquinho)

"Toda gente homenageia
Januária na janela
Até o mar faz maré cheia
Pra chegar mais perto dela"

Observar que os autores fazem uso da aliteração, figura de linguagem que consiste na repetição do mesmo som para efeito poético.

Divirta-se com alguns trava-línguas com uso de "J" e "G"!

A naja egípcia gigante age e reage hoje, já.

Joguei o jogo no jóquei João.

O júri jurou ante os jurados.

Jurema jogou a jarra no jacaré.

Eu congelo a água gelada com gelo que tem selo à prova d'água.

Um pé de gabiroba bem gabirobadinho, quem bem o desingabirobasse bom desengabirobador seria.

O prestidigitador prestativo está prestes a fazer uma prestidigitação prodigiosa e prestigiosa.

Eu não ligo para a Liga,
Porque a Liga não me liga.
Se a Liga me ligasse,
Eu ligava para a Liga.
Mas como a Liga não me liga,
Eu não ligo para a Liga.

Rosana Morais Weg é professora universitária e consultora empresarial da DSignos - Soluções e Desenvolvimento em Linguagens, empresa que fornece soluções na área de Comunicação Empresarial e Pedagógica.

Mais informações:

http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=9645

Nenhum comentário: