segunda-feira, 26 de maio de 2008

A formula do sucesso!



O cifrão do lado esquerdo representa o capital financeiro, no lado oposto tem “?” que traduz a idéia sem concepção de bom ou ruim, ambos estão fora da fração.

Assim como no cotidiano estão sempre em contraponto.

C2 é Comunicação e Conteúdo, em tempos digital e sem fio, gestões que se conjugam há uma intenção tem o efeito multiplicador pelo número de usuários, estes quanto mais assegura atenção a um determinado canal ou meio de comunicação resulta no sucesso da empreitada.


$ C2 x Usuário ?
....Sucesso....

Apresento exercício conceitual a fim de determinar o custo de mídia, no formato convencional de 30” (trinta segundos) de áudio em uma emissora de rádio, independentemente do sistema de transmissão e sua audiência, que concentra em sua programação conteúdo musical.

Considerando a regra atual para exploração da propaganda no sinal analógico brasileiro; para cada 60’ (minutos) de transmissão deve conter 45’ de conteúdo e 15’ de publicidade.

Uma música em média tem a duração de 5’, consideremos que o royalty seja de r$ 1,00 por transmissão. Neste exercício não vamos considerar o custo capital que o conteúdo (a música) possa ter gerado com direitos da composição, músicos, equipamentos, estúdio de gravação, horas de mixagem, etc.

Essa emissora tem o sinal de transmissão ininterrupto, 24 horas dia de segunda a domingo. Corresponde a 288 músicas diárias.Aplique nos valores desta emissora um conceito comercial: para cada r$ 1,00 de royalty pago, deve ser gerado r$ 1,00 de capital administrativo para sua gestão.

Qualquer meio de comunicação contemporâneo terá em sua gestão um percentual alto referente à taxa de utilização de ENERGIA. Neste exercício consideramos o KW/hora de r$ 0,50.

Os meios de comunicação no futuro com objetivo de otimizar a operação avalia alternativas fiscais de um mundo globalizado, a exemplo dos paraísos fiscais financeiros, existe os paraísos de comunicação, atividade Center Call são um exemplo.

Hoje não existe barreiras de cultura e língua. Você pode ter uma rádio online instalada no estado do Havaí/USA transmitindo programação de gênero Axé music, sertaneja, MPB, etc., e sua emissora obter uma audiência de muitos ouvintes na cidade de Sumaré/SP, em uma colônia de brasileiros na ilha dos Açores, na cidade de Bagé/RS.

Voltemos ao exercício, consideremos uma taxa de 50% de impostos dos governos federal, estadual e municipal sobre o capital arrecadado.

- Custo da operação dia = r$ 732,00 no período de 30 dias um comprometimento de r$ 21.960,00

- A ocupação de publicidade em 15’ por hora (economiza r$ 3,00 de royalty) e oportunidade para encaixar 30 inserções de 30”, 720 inserções por dia ou 21.600 impactos por mês.

Ao dividirmos o custo de gestão da emissora, r$ 21.960,00 pelas 21.600 inserções de publicidade no formato de 30”, teremos o custo de impacto/ouvinte = r$ 1,01 e uma dizima periódica de ...6666.

Utilizando essa formula para gerenciar um projeto de comunicação, reduzimos a possibilidade de realizar o emprego / trabalho de uma idéia de meio de comunicação sem construir dívidas, mas, e os dividendos!

Vamos estudar a “dúvida” com atenção ao anunciante, exemplo do fabricante de pasta de dente, comercializando algumas toneladas de pasta dental por mês em embalagens de 90 gramas, que chega a prateleira do supermercado a r$ 1,00 (preço médio no varejo Brasil em abr/07).

Mais considerações, que este mesmo fabricante de pasta de dente reserve 3% do custo de atacado de cada embalagem de 90 grs. (algo em torno de r$ 0,50 após impostos) , em sua planilha de custeio da produção, direcionado para o marketing e divulgação de sua marca.

O Resultado é de r$ 0,015 (quinze centésimos de centavos) o custo de publicidade por embalagem/impacto.

Equacionando interesses:

Seu meio de comunicação tem o custo de r$ 1,01666 para cada 30” de propaganda (não foi considerado taxa no serviço de agenciamento), comprometendo a comercialização de 67,77 ou 68 embalagens.

O anunciante distribui suas toneladas de pasta dental “apenas” na região sul do Brasil através de único e exclusivo canal de distribuição (XPTO Hipermercado).

A XPTO tem uma rede de 12 locais cidades, o que compreende: 95 ckeckouts cobrindo uma população estimada em 2,5 milhões de habitantes, comercializando 100 mil embalagens/mês.

O custo de publicidade destas 100 mil embalagens oferece a possibilidade de um contrato no valor de r$ 1.500,00 mensal para a sua emissora (compromete 148 de exibição ou 0,00685% de sua capacidade) exibir o conteúdo no sistema de transmissão de sonora em cada um dos estabelecimentos da rede XPTO que exige apenas que a cada inserção da marca produto patrocinadora esteja agregado inserção de 15” da marca distribuidora.

Em resumo, atingindo o comprometimento de espaço / receita da emissora de pouco mais de 1 centésimo percentual.

Mídia em publicidade, em tempos digitais e quânticos tem sua ótica e cálculo embasado em álgebra holística.

Devaneio, Hoje um MP3 com capacidade de 1 Giga de memória possibilita programar algo em torno de 155 a 170 músicas, o que corresponde a 10 horas de programação ininterrupta de músicas selecionadas, custo médio em Abr/07 deste MP3... r$ 150,00

... uma emissora de rádio no seu bolso, sem pagar royalty de músicas transferidas da web...

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