segunda-feira, 26 de maio de 2008

Novos HÁBITOS de mídia no público alvo


Desperte para o futuro profissional de comunicação, ajuste o foco de suas atividades. O futuro é agora e a diversificação nos serviços de comunicação está gerando profissionais de CONCEITO na área de propaganda e publicidade.

A tradução livre de: CONCEITO; publicitário que tenha o domínio genérico na prestação do serviço, desde a peculiaridade de um operador de imagem e som até a vivência com a classe empresarial dos veículos de comunicação, sempre em atitude de estudo e atualização, reciclando e filtrando informações, especializando-se nos setores produtivos e prestadores da força econômica do município, do estado, do país e do mundo.

Antes de abordarmos a tendência das novas tecnologias que estão sendo disponibilizadas, a mensagem que pretendo despertar é que regulem o enfoque dos seus projetos no perfil e hábitos do SER HUMANO, seja ele um consumidor, um simples assistente do seu projeto ou usuário do veículo de comunicação que você esteja explorando.

Este humano, com algum dom, visão, voz, olfato, audição, tato, movimento, seja do sexo masculino, feminino, “bi-partidário”, estará em constante processo de aprendizado no momento que sai do útero (ou até de uma ampola) até sua morte corporal, convivendo com as características e comportamento das classes sociais.



Em nossos projetos estaremos referenciando o humano como provável consumidor de nossas idéias, sejam eles usuários experimentais ou simples espectadores das ações mercadológicas e de comunicação.

Desenvolvam a percepção de quem é o público-alvo, o target consumidor. Ele é muito mais do apresenta o “frio” relatório de pesquisa. Pesquisas são interessantes para quantificar alguns detalhes de comportamento, subsidiar o planejamento e nortear a estratégia e tática a ser adotada para o seu projeto, mas nunca esqueça que o objetivo é gerar expectativas e ação no “quente” cérebro humano.

Onde está esse humano que eu quero transformar em consumidor das minhas idéias...



Ele está em você, no seio da família, com o amigo, com a namorada, com seu eleitor, enfim, o caminho para ampliar e dar maturidade à percepção está em você no relacionamento com a sociedade, o resultado é conseqüência dos atributos e abordagem que você oferece para atender ao anseio e a necessidade.

Estamos convivendo em todo o planeta com a transformação, incluindo as ferramentas de comunicação, na virada para o século XXI estamos experimentando “coisas” que há dez anos era cogitado na ficção-científica, sendo assim, nada mais natural do que vislumbrarmos o que essa “coisa” pode nos auxiliar em nossa permanência no planeta.

Não percam tempo querendo saber se a Globo vai acabar por que tem um monte de gente se transformando em usuário da Internet, se a transmissão digital de imagem, som e dados de informática vai eliminar a impressão dos milhões de exemplares da revista Time ou Veja, se o “ecommerce” vai eliminar as lojas de varejo, se a via de comunicação a cabo vai eliminar os serviços das empresas telefônicas, reposicione o seu foco no movimento dos grupos humanos em seus “quintais” de convivência – o mercado.

Investigue os procedimentos que estão sendo adotados na manipulação destas “coisas” novas. Como ilustração:

- Todo mundo tem forno microondas...Quem esquenta ou requenta um prato de comida, um café...

- Quando inventaram o forno microondas, produzindo milhares de unidades para a população o propósito daquela “coisa” não era esquentar e sim descongelar os alimentos guardados no freezer.

- Pergunto quanta gente guarda alimentos acondicionados em latas ou tetrapak na geladeira... O que evidencio é a relação entre hábito e necessidade.

- Quem poderia imaginar que a calça jeans inventada para dar mais resistência ao vestuário de mineradores americanos fosse se transformar em um produto modal e referencia do comportamento humano.



Enquanto estamos nos deslumbrando com as novas tecnologias em comunicação, no outro extremo, onde convivemos com a mídia exterior considerada a mais antiga forma de comunicação entre os humanos, estamos convivendo com a transformação e o envolvimento da comunicação com a prestação de serviço, denominado como imobiliário urbano, são os relógios digitais agregados a espaços publicitários, lixeiras, cabines telefônicas, abrigos de ônibus, entre outros equipamentos que hoje estamos aprendendo a lidar na relação da concessão pública, com o fornecedor/exibidor e a peça de comunicação.

Os recursos tecnológicos que estão sendo utilizados em novos equipamentos para a comunicação com a população, exemplo: triedos com movimento de imagens, iluminação e som, podem ser programados p/ soltar fogos de artifício, painéis em RGB de alta resolução, tem o objetivo de inserir a mensagem em um meio ambiente em permanente transformação e acomodação de códigos sociais, a propaganda já percebeu que as pessoas estão em constante movimento, ficando menos tempo sentadas frente a um aparelho de televisão permanecendo menos tempo em seu lar.

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