segunda-feira, 26 de maio de 2008

Wireless Fidelity = WiFi.



Internet beira 120 milhões de sites 17/5/2007

O número de websites dobrou na internet nos últimos dois anos, e alcançou em maio o número de 118 milhões, segundo uma pesquisa realizada pela companhia de serviços de internet Netcraft. Em fevereiro de 2005, o total registrado era de 60 milhões.

Depois de um período de estagnação no último trimestre daquele ano, o crescimento da rede parece ter sido retomado com fôlego.

Apenas neste ano, cerca de 12,8 milhões de sites foram adicionados ao ciberespaço.

Só entre abril e maio, cerca de 4,4 milhões de sites foram criados na rede. Desses, mais de 1 milhão - cerca de um a cada quatro novos sites - foram blogs, sobretudo em grandes servidores, como blogger (que cria sites com a terminação .blogspot.com) e MSN.

O porta-voz da Netcraft, Paul Mutton, disse que os blogs são o fator que mais aparece quando se observam os números de crescimento da internet.

"As pessoas se sentem mais poderosas ao criar sites e postar notícias, postar suas impressões sobre o mundo na internet", ele afirmou.

Baseados nos números da Netcraft, analistas independentes já colocam o número de webpages - cada website pode conter centenas ou milhares de webpages - em mais de 30 bilhões.

O ritmo de crescimento da rede mundial neste ano está seguindo o passo de 2006, quando nasceram 30 milhões de sites. Parte disto são domínios registrados por pessoas que planejam vendê-los mais tarde.

Alguns, encalhados, acabam desaparecendo. "Há muito sobe-e-desce nos números da internet, mas à medida que o registro de domínios se torna mais barato e o acesso à tecnologia , mais fácil, é razoável pensar que o número de sites continuará crescendo", disse Paul Mutton.

Fonte: BBC Brasil



Nada a ver com High Fidelity

-Lembra-me da adolescência, não sei se pelo coquetel de suco laranja com vodka que fazia o maior sucesso nas festas, ou se pelo selo de High Fidelity do som que animava a turma.

Mas não tem nada a ver com isso, wi fi é a abreviaçao de Wireless Fidelity.

Uma tecnologia que permite a criaçao de redes de alta velocidade, sem fio e a baixo custo.

A Apple utiliza o wi fi no Airport, um dispositivo lançado em 1999, que permite montar redes wireless. Atualmente todos os Macs já vem equipados com antena para facilitar a conexão.

O Windows XP também suporta wi fi e muitos fabricantes de notebooks já estão incluindo essa habilidade nas versões mais sofisticadas. Estima-se que até o final deste ano cerca de 10 milhões de computadores tenham o hardware necessário para o acesso a redes sem fio.

O wi fi opera em freqüências que, diferente do que ocorre com a telefonia celular, não exigem licenças. Isto significa que não há burocracia governamental nem é necessário desembolsar os bilhões de dólares que as operadoras pagaram nos últimos anos pelo privilegio de utilizar faixas de freqüência para transmissão de dados.

De fato, qualquer um com um investimento de algumas centenas de dólares e uma linha DSL pode-se tornar um emissor da rede, através do qual usuários podem se conectar e acessar a Internet.

Cada ponto emissor tem alcance de cerca de 100 metros o que exige um grande numero deles para a cobertura de cidades mas torna possível que, com alguns poucos, seja fornecido acesso sem fio em lugares como como hotéis, aeroportos e centros de conferência.

A rede Starbucks montou pontos de acesso deste tipo em vários de seus cafés nos EUA, neles é possível navegar na Internet em alta velocidade enquanto se toma um capuccino.

Insegurança ainda é um problema. Como as informações são transmitidas via rádio é possível que usuários não autorizados as interceptem e decodifiquem obtendo acesso a rede. Essa preocupação levou recentemente a Best Buy, uma das maiores redes de venda de eletroeletronicos dos EUA, a deixar de usar caixas registradoras que utilizam a rede wi fi. Isso nao impede, no entanto, que cada vez mais empresas utilizem redes sem fio.

Em Redmond, sede da Microsoft, cerca de 10 mil funcionários podem navegar na Internet em alta velocidade através da rede wi fi da empresa. A crescente demanda por equipamentos wireless está levando os fabricantes a melhorar a segurança e a velocidade de acesso e a trabalhar no estabelecimento de padrões.

Muitos estão buscando formas de disponibilizar este serviço ao público, mas ainda não está claro como será feita a cobrança nem se existe um modelo de negócios viável. Até o momento, empresas que realizaram investimentos mais ousados não tiveram sucesso.

Enquanto alguns se preocupam com isso, a turma que prefere a festa está se divertindo. O baixo custo de implantação e a disponibilidade de linhas DSL está levando ao surgimento de acessos comunitários gratuitos no mundo inteiro, gente que resolveu implantar redes sem fio e compartilhar seu uso com a vizinhança.

Não sei não, mas acho que se no futuro algum negócio sair disto, vai vir dessa turma.

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