segunda-feira, 26 de maio de 2008

Glossário de mídia



Envie comentários, sugestões e inclusões:

Mídia; palavra derivada do latim que significa meio, em inglês: media.

No contexto publicitário indica atividade de veicular, exibir a mensagem.

O profissional direcionado na disciplina desenvolve estratégias e táticas no uso dos meios e formatos dos veículos de comunicação, negocia, executa e fiscaliza a inserção de mensagens e anúncios.

Know-how; (no hau), técnica, experiência, conhecimento prático.

C.L.T.; Código de Lei trabalhista, mais informações,www.senado.gov.br

Pulverização; vide aula e/ou faça downlouad do item Sistemas de Transmissão.

Downloud; (don’loud), expressão em informática, referente, transferência dos arquivos de softwares entre bancos de dados.

Profissional de conceito; detalhes no editorial de mídia, Profissionais de Conceito.

P.I.B.; Produção Interna Bruta.

I.V.C.; Instituto Verificado de Circulação, mais informações, www.ivc.org.br
Penetração; é um termo técnico em mídia que expressa o potencial do veículo de comunicação em determinado target = público-alvo.

Target; (targuet), alvo. Expressão publicitária, referente, definição da classe social, sexo e idade do público alvo da mensagem publicitária.

Autenticado e jurídico; o exemplar físico de um título de jornal, torna-se documento comprobatório em questões jurídicas nas mais diversas situações, em especial anúncios de publicidade em tempos de Direito do Consumidor, mais informações, www.indec.gov.br

Recall; (ri’kol), lembrança, recordação.

Boneco; corresponde na publicidade desenvolver um modelo, uma peça, um exemplo da idéia proposta.

P.D.V.; abreviatura, Ponto De Venda, estabelecimento, local, posição onde se encontra o produto e/ou serviço destinado ao consumo.

Portfolio; (port’foli,o), pasta para documentos. Expressão utilizada em propaganda, referente; relação de clientes e serviços prestados.

Pick-up; (pik’ap), modelo de automóvel, referente; utilização em ambiente rural.

Lobby; (lobi), vestíbulo, saguão, sala de entrada. Significa também, grupo de pressão junto a políticos para a votação de leis e ordens de interesse ao grupo.

CACEX; Caixa Comércio de Exportação, órgão vinculado à administração do governo federal.

Briefing; (brif’ing), instruções, informações rápidas, resumo. Expressão utilizada em propaganda, referente; relatório com informações mercadológicas ao exercício da comunicação publicitária.

Layout; (leiaute), arranjo, plano. Expressão utilizada em publicidade, referente, esboço, projeto de anúncio, página, etc., planejamento gráfico, diagramação.

Share; (fer), parte, porção, quinhão.

Jingle; (dzingl), tinido, tinir, tilintar. Expressão publicitária, referente, versos simples e fáceis de gravar. Melodia breve e simples.

AM; Denominação do sinal de rádio (áudio) transmissão analógico, popularmente conhecido como ondas médias.

FM; Denominação do sinal de rádio (áudio) transmissão analógica, interpretada como freqüência modulada. Capacidade de transmissão estereofônica.

VHF; Denominação no sinal áudio e vídeo em transmissão analógica na freqüência de 30 a 300 MHz entre os canais 2 a 13, aparelho de televisão recepcionam o limite de sete canais regional. Abreviatura na língua inglesa; Very High Frequency.

Nenhum comentário: