
Foi convidado para trabalhar na Clipper Exposição. Companheiro de Darcy Penteado, que era o ilustrador. Periscinoto desenhou até moda. A loja Clipper ficava no largo Santa Cecília, em São Paulo, SP. O Mappim na TV - começou na TV Tupi - Canal 4, em 1955. Era um noticiário chamado Mappim Movietone, apresentado por Roberto Corte Real, de gravatinha borboleta, e "ao vivo" aparecia a figura da atriz e apresentadora Lolita Rodrigues, fazendo os comerciais do magazine.
Em 1956 associou-se a Caio de Alcântara Machado na fundação da Alcântara Machado Publicidade - Almap, que viria a se tornar uma das maiores agências do país. A Almap se associou a BBDO, uma das redes de agências maiores do mundo.
Criou o primeiro anúncio publicitário para a TV - desenho animado que fez muito sucesso. Era um arlequim que vinha cantando: "pise sem dó, é cera Dominó". A campanha dos Cobertores Parahyba, ajudava as mães a colocarem seus filhos na cama. Jingle de 1961: "esta na hora de dormir,/não espere a mamãe mandar./Um bom sono pra você,/e um alegre despertar". Posto no ar pela TV, estrategicamente as vinte e uma horas. Sua série de comerciais "VW Freiras" de 1967, ele fez baseado nas freiras que andavam muito de Kombi. As idéias veiculadas nessa "era", faziam referência aos hábitos e costumes em vigência. A série da Varig: "estrelas brasileiras num céu azul,/iluminando de norte a sul./Mensagens de amor e paz,/nasceu Jesus,/chegou natal./Papai Noel voando a jato pelos céus (...)".
Foi professor na Escola Superior de Propaganda, no período de 1968-1971, que ficava no prédio dos Diários Associados na rua 7 de abril, no centro de São Paulo.
Foi o primeiro brasileiro a representar o Brasil no Festival de Cannes e no Clio Awards, realizado em Nova York. Comandou a Associação Brasileira de Agências de Propaganda e a Fundação Bienal de São Paulo - Bienal, em 1989. Responsável pela propaganda institucional da presidência da República e dos ministérios no governo de Fernando Henrique Cardoso. Sócio-diretor da agência Sales, Periscinoto, Guerreiro, Fontoura, Associados & Consultoria. Ele respira propaganda, o que levou a se tornar um dos profissionais mais reverenciados do mercado. Sobretudo pela sua visão do negócio, que o levou em 1992/1993, ainda como Presidente da Almap/BBDO, a contratar 3 profissionais para criar um caminho de sucessão, que o levaria a sair da agência. Alex liderou esse processo junto com Luiz Madeira, Alexandre Gama e Marcelo Serpa. Mais tarde, contornou a crise que afastou Alexandre Gama, consolidou Madeira e Serra dentro de clientes como Volkswagen, Havaianas, Pepsi, e vendeu sua parte à BBDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário