terça-feira, 22 de março de 2011

MAGGI - história da marca (Julius Michael Johannes Maggi)

Misturas de sopa, pratos preparados, molhos... sem esquecer o famoso caldo de carne e purê de Kub Mousline, Maggi está agora mais de cem produtos, na França e centena de outros países ao redor do globo. Maggi, cuja missão, nutrição, desde o início, é abrir as portas da grande para a pequena cozinha.

7,5 bilhões de caldo cúbicos, 1,2 bilhões de pacotes de macarrão, 700 milhões de pacotes de sopa ... Este é o consumo anual global e três dos muitos produtos da marca Maggi. Para o palácio francês, Maggi apor seu nome no famoso Aroma (1887), Kub Bouillon (1908), Mousline (1963); Bolino (1980), Gourmet Nuts (1995), Maggi Cup '(1997). Uma lista incompleta de inovações que reflete, mais de um século, uma revolução nos hábitos alimentares, que comprove a adaptação da marca Maggi, a mudança dos costumes, bem como o seu papel na libertação contingências Mulheres culinária, desde a década de 1980, os consumidores Maggi "idéias que têm gênio, eles precisam de suas habilidades culinárias para Julius Michael Johannes Maggi.

Italiano, naturalizado suíço por seu pai, Julius Maggi é Kemptall Miller (Suíça) desde 1869, quando seu amigo, Dr. Fridolin Schuler, diretor Inspetor Federal das fábricas e conselheiro para os utilitários Suíça, preocupado com as condições vida dos trabalhadores e sua dieta inadequada.

De fato, a revolução industrial, sinônimo de êxodo rural leva outra revolução: o abandono de hábitos alimentares baseados principalmente sobre o consumo.

Os camponeses tornam-se operários e mulheres deixam, também, a fazenda para a fábrica. A desnutrição afeta, em seguida, as famílias de baixa renda, uma vez que as mães passam menos tempo de cozimento. Estamos em 1882, quando os utilitários Suíça adotar "uma resolução para melhorar a alimentação dos trabalhadores da fábrica de sanar suas deficiências e seu fracasso", e recomenda, como resultado de Fridolin Schuler, o uso de leguminosas por causa de seu alto valor nutritivo. E até Julius Maggi, os moleiros maior, em seguida, ela vira Suíça. Após dois anos de pesquisa, esta cercado por químicos e fisiologistas, desenvolve, com aparelhos de grill e trituração, uma técnica de transformação de legumes na preparação de alimentos de fácil digestão, simples e rápida. Em 19 novembro de 1884 assinou um acordo com Maggi em que o chefe utilitários suíço por três anos, a nova invenção.

Começa em janeiro de 1885, na Kempttal, legumes farinha industrial de fabricação. Maggi e Co. A empresa, fundada em 1886, em seguida, apontar para o "fabrico e venda de alimentos e de especialidade, popular e de produtos médicos". O valor do gosto não está ausente das preocupações de Julius Maggi. O "intervalo" farinha enriquecida em 1886 de três legumes - ervilhas, favas e lentilhas - e uma variedade de "sopas desidratadas pronto para cozinhar", obtido por um método de secagem de produtos hortícolas (desidratação) e apresentado rolos compactos. Os produtos instante nascem. Enquanto isso, Julius Maggi em 1887 desenvolveu o "aroma" tempero para sopas e caldos. "A industrialização da cozinha permite que o trabalhador ficar afastado, pelo simples aquecimento, alimento substancial e barato". A aplicação não se limita apenas aos depósitos da Suíça são criados durante os três primeiros anos em Paris, Berlim, Viena e Londres. Em 1890, a empresa se tornou uma companhia limitada, tem o nome de "Fábrica de Produtos Alimentícios Maggi. Em 1901, Julius Maggi se tornou Julius Maggi, mudou-se para Paris. Presente em França desde 1897 através da empresa e bebidas sociedade Maggi Soft - no cargo desde 1899 para o fabrico e comércio de caldo de líquidos esterilizados - Julius Maggi embarca numa nova aventura: a de leite. A pedido do governo francês, preocupado com o excesso de mortalidade de bebês em Paris, devido ao leite de má qualidade, Julius Maggi criado em 1903, a Maggi Laticínios e por causa da estrita observância das condições de higiene, regra de ouro.

Profilática de ação que lhe valeu, em 1907, promovido ao posto de Oficial da Legião de Honra.
Em 1912, ano da morte; Maggi Dairy Corporation vende 61 milhões de litros em 1903 contra 900mil.
No final da Grande Guerra, Dairy Company Maggi tem 1200 lojas e outros locais da loja onde ela também vende manteiga, queijo, nata, ovos e iogurte para a marca Maggi. Em 1938, a atividade leiteira tem um volume cinco vezes maior do que a empresa produtora de alimentos especialidade!

Isso não é menos eficiente, com, para o único Bouillon Kub, uma produção diária de 1,8 milhões de metros cúbicos e 10.000 quilos de legumes cozidos por dia, para sopas. Maggi também está presente na Bélgica, Áustria, Polónia, Alemanha, Itália, Checoslováquia e nos Estados Unidos desde 1940. Dada a conjuntura internacional, "a companhia se esforça para ficar acima de tudo pela sua filial suíça, com sua capital e seus acionistas". Uma medida salutar quando, entre 1940 e 1945, muitas empresas do grupo estará localizado em países em guerra. No final do conflito, a situação é difícil prosperar, certas subsidiárias localizadas na Alemanha ou na zona soviética.

Mais de um século de inovação
1883: Farinhas de pulsos
1886: o primeiro, pronto a comer sopas e cozinhar em rolos
1887: Aroma Maggi
1889: caldo de carne
1898: bandeja de cubos de caldo de carne
1908: o famoso Bouillon Kub
1912: barra de frango cozido e sopas
1936: caldo de carne e sopa prateleiras
1950: sopas e congelado em sacos
1952: Pot-au-feu
1956: caldo de galinha e sopas em embalagens
1958: Ouro Kub Bouillon
1959: sopas gourmet
1960: sopas para crianças
1963: sopa de peixe em bolsas
1963: Mousline (Mousline croquete em 1970 Mousline Dauphine, em 1971, Gratin Mousline em 1973 Mousline leite em 1974, Mousline legumes (cenoura, aipo, espinafre}, em 1982, Mousline queijo em 1984, porções individuais, em 1990, Mousline sabor à primeira em 1998)
1965: caldo
1967: sopas enlatadas
1976: sopa do Rapid
1977: misture o caldo vegetal e misturadores
1979: sopas em flocos
1980: Bolino
1981: molhos sabor "bem
1983: sopa chinesa
1985: caldo de carne desengordurado, bouquet garni e sopas jogado
1990: Fundos e aromas, temperos para saladas, sopas e molhos prazer em uma jarra de vidro
1995: o sabor de nozes e molho
1995: Noodles asiáticos
1997: Copa Maggi, Maggi inclui duas grandes categorias de produtos: secas (auxílios culinários, sopas, Mousline e refeições de 120 produtos) e apertisés (cuscuz, tabule, prato de paella).

O destino da empresa mudou quando, 05 de dezembro de 1947, Maggi se fundiu com a Nestlé, uma outra empresa Suiça. Ou quando duas nutricionistas casar! Para melhor desde que a Nestlé diversificou para a fabricação de produtos que não são mais exclusivamente com base em cacau, leite e café: presente no chocolate, produtos lácteos e café, a Nestlé está ampliando sua gama. Ainda assim, o grupo não tem intenção de manter a venda de leite fresco para dar prioridade apenas leites conservados. Maggi Dairy Corporation foi vendida e as lojas, exceto 224 deles, que é o círculo azul, a cadeia de produtos de qualidade, vendido na década de sessenta.

Quanto a Maggi, esta fusão permite que ele considere uma distribuição global de seus produtos. Numa carta interna, o presidente da Nestlé justifica sua escolha: "Quando prosseguirmos neste caso, será certamente fácil de crescer em todos os mercados da América Latina e Espanha e Portugal, um pouco mais difícil em anglo-saxão... ".

Apenas a solução para conquistar estes novos territórios "para prová-los anglo-saxão". Maggi, em seguida, especializada, através de 11 usinas na produção de popular e barato, tem de se adaptar à mudança de hábitos alimentares usados, melhorando o poder de compra, e esta oferecendo uma gama de produtos desenvolvidos destinados a uma ampla camada de consumidores. Na Alemanha, o maior mercado para a marca antes de 1940, os esforços de Maggi redobrar para atender a demanda.

Nos anos sessenta, sopas, caldos e "Aroma" Maggi tradicional oferece um cubo e temperos em pó, secos ou enlatados estufados, ravioli e refeições enlatadas, sopas enlatadas e uma variedade de molhos. Na França, Maggi, começa sob a égide da Liga de Alimentos e Produtos Dietéticos (Sopad) no desenvolvimento de novos produtos.

1980: uma inovação para o produto e a embalagem

Beneficiando da tecnologia Nestlé, Maggi, criado em 1962, sopas de peixe em bolsas e os primeiros flocos de puré de batata sob o Mousline marca em 1963. A verdadeira ruptura dos padrões de consumo, hostil ao processamento industrial de alimentos. Além disso, esta inovação está em consonância com o espírito do seu fundador: a libertação da mulher labuta da cozinha ", de modo que as mães têm mais tempo para brincar com seus filhos" e "um pouco mais mimos para aqueles que estão amor ", diz o anúncio.

"O Gourmet Galopante", Graham Kerr, em um anúncio de Maggi molho pacote.

Mudar o comportamento do consumidor exige, Bolino foi lançado em 1980: uma inovação, tanto para a embalagem do produto. E seu nome é diferente em países diferentes: "Maggi, 5 terrine Minuten" Quick Almoço na Alemanha ou na Suíça. Na verdade, a marca se adapta ao mercado local com base no gosto e no ambiente competitivo.

Assim é que vamos encontrar os congelados Maggi na Alemanha e na França não, bem como de especiarias e ketchup. Com a sopa chinesa lançado em 1983 e os sabores vietnamitas e mexicanos em 1987, Maggi gradualmente abre "uma nova maneira de jantar" e inaugurado em 1995, uma outra geração de ajudar na cozinha com nozes e Sabor Fundo de molho.

A recente celebração dos 150 anos do fundador Noisiel sede da Nestlé na França, é a oportunidade de descobrir que seu gênio não se limita apenas a produtos culinários. A produção em massa deve ser acompanhada de comunicação semelhante. Produtos assinado figura Maggi desde o início, um símbolo: uma estrela vermelha de quatro pontas, com uma pequena cruz da mesma cor no centro de um quadrado branco tradução gráfica do lema da família Maggi, "a cruz para a estrela."

Este símbolo permanecerá em vigor até os anos cinquenta, com três cores, vermelho, amarelo e cores negra da família. Black é abandonado em 1970 eo nome de Maggi perde seu registro agudo para uma bolha em vermelho sobre um fundo amarelo.Gráficos menos hieráticos, o que significa trazer a marca para o consumidor. Numa altura em que as agências de publicidade não existisse, Julius Maggi em 1891 destinada a artistas e escritores. Exemplo de anúncio de texto no momento:

"?. Você me pergunta se eu sei Maggi Aroma Mas o que dona de casa não aprovar hoje algumas gotas para dar um sabor maravilhoso para qualquer refeição"

Bouisset Firmino, Benjamim Rabier, Moloch, Capiello, Sepo, Savignac, autor de muitos famosos que irá capturar a marca.

Incluir a menina Bouisset Firmino (1900), Bouillon Kub com cabeça de touro desenhado em 1931 por Cappiello e mais perto de nós, Savignac a quem devemos "Pot-au-feu Maggi (1960), onde vemos uma meia de carne um cheiro a comida que a outra metade no-au feu pot-Maggi. Savignac é nem a metade um galo, uma palha na boca, sugando uma sopa Maggi em uma bacia que é apenas a segunda metade do animal (1964).

Modernidade de Julius Maggi também se expressa na criação de itens - cartões, placas, etc. - E o uso de uma arte nascente: o cinema. Entre os primeiros filmes mudos, que data de 1912 que se dedica à au Poule Pot, que acaba de ser lançado.Devemos a primeira Maggi efeitos especiais: em 1950, para louvar o guisado, a marca está cantando e dançando as vacas são transformados em cubos de caldo de carne. O filme, intitulado "Carne Opera", dirigido por Bernard Lemoine música de Georges Delerue, recebeu o primeiro prêmio do Festival de Publicidade de Cannes.Em 1957, Savignac cartaz sobre o ensopado é transformado em um desenho animado. Publicis história da marca da agência, dá uma chance para os cineastas ainda pouco conhecida ou utilizada em tamanhos grandes. Inclua Jean-Jacques Annaud (filme sobre Sopas Espargos Spears, 1973), Etienne Chatilliez (Muslim, 1981), Serge Gainsbourg (sopa "o veludo da minha Lulu, 1982) - uma revolução na estratégia de comunicação marca que adota um tom de incomum - Jean-Paul Goude (Dê o Cozido, 1985), Bruno Decharme (Asian Noodles, 1995), Giuseppe Tomatore, diretor de Cinema Paradiso ("Caro Diário", para os muçulmanos, 1998).

Um grande sinal de afeto
Consistente regra para comunicação: para ilustrar a marca em um fecho diário para o consumidor sem o uso de pessoas famosas (exceto o Lio cantor e ator Christopher Malavoy novato para a sopa). Evidenciado pela série "Maggi, Maggi, o novo caminho para o jantar", "Maggi, Maggi é a cozinha de hoje", "Maggi, Maggi, e suas idéias são gênio", "O Você faz o almoço? jantar? " que retratam uma família, um avô e sua neta, ou um grupo de jovens. Apenas não se permite a utilização de músicas famosas ("Eu canto dia e noite", de Charles Trenet e "oh dia feliz" para Mousline) e adaptação de histórias. Na canção "Quando eu faço purê Mousline, tenho certeza que todos tem", uma mãe que é uma reminiscência de toneladas Snow White regia de crianças (1978). Com o tema "A Bela ea Fera", as mudanças slogan em 1987 "O que seria da vida sem um grande sinal de afeto." Uma condição que um menino oferece um ogro em 1998. Esperando para lidar com a fada Carabosse e Barba Azul...

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