quarta-feira, 16 de março de 2011

Festival de SAWA / Cannes Lions

O Festival de Publicidade de Cannes (em inglês Cannes Lions International Advertising Festival) foi criado pela SAWA (Screen Advertising Worlds Agencies). O Festival de Sawa (sediado em Veneza) e é realizado na cidade de Cannes, na Riviera Francesa. Foi criado em 1953, e se tornou o mais importante prêmio da publicidade mundial. Geralmente é realizado no mês de junho.

Tradicionalmente, teve uma única categoria (Filmes), até que no início da década de 90 começaram a surgir novas categorias. Os prêmios são dividos em Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze. Cada categoria tem um chefe de júri, e o júri de cada categoria é composto por publicitários de vários países escolhidos, sendo estes países os que tem maior participação em inscrição de peças no festival. Em 2005, foi criado o Titanium Lions, categoria criada para premiar as idéias mais inovadoras e audaciosas em comunicação. Em 2006, a novidades são: a nova categoria, Promo Lions, e a separação da categoria Impressa da categoria Outdoor. O Brasil se tornou um dos países mais premiados no Festival, junto com os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Espanha. Outros países importantes, tratando-se de premiação, são Itália, Portugal, Suécia, Argentina, Japão, entre outros.

O Brasil participou pela primeira vez em 1971, o primeiro leão de ouro da publicidade brasileira veio em 1974, com o filme Homem com mais de quarenta anos, criado por Washington Olivetto e Francesc Petit, pela agência DPZ, para o Conselho Nacional de Propaganda. Desde então, o Brasil tem ganhado cada vez mais prêmios e se tornado destaque, como é o caso de agências como DM9DDB e F/Nazca Saatchi & Saatchi, eleitas melhores agências do mundo no festival. Na categoria Young Creatives, o primeiro leão de ouro foi ganho em 2001 pela dupla Guga Ketzer e Marco Aurélio Monteiro. Na última edição (2005), o Brasil foi terceiro país que mais inscreveu peças no festival (atrás de Estados Unidos e Alemanha, e na frente de Inglaterra e Espanha).

Em 2006, o Brasil conquistou três Leões de Bronze, entretanto, um deles foi devolvido pela Lew Lara 15 dias após o término do Festival de Cannes. Se considerarmos esse fato, a perfomance brasileira em 2007 é semelhante a do ano passado, porém, naquele em 2006 tivemos 18 peças entre as finalistas, contra 10 desta edição.

Somando todas as áreas do festival, o Brasil ganhou mais 28 Leões em 2007, fechando sua participação no Palais des Festivals com seis Leões de Ouro, quatro de Prata e 20 de Bronze, performance melhor que a do ano passado, quando o País conquistou 28 Leões, sendo cinco de Ouro, sete de Prata e 15 de Bronze.

Para a elaboração dos rankings aqui publicados adotamos dois critérios: ranking por GP e leões de ouro e um segundo ranking considerando todos os leões conquistados. Para efeitos de ordem adotamos o critério olímpico.
Ranking de excelência criativa/Grand-Prix e Ouros
Agência GP Ouro Total
DM9/DM9DDB 4 19 23
Almap/BBDO 1 22 23
F-Nazca 1 10 11
DPZ 0 15 15
Ogilvy/Ogilvy Interactive 0 08 08
W-GGK//W-Brazil 0 07 07
Standard 0 05 05
Publicis 0 05 05
FIscher & Justus/Fischer America 0 04 04
MPM 0 04 04
Neogama 0 04 04
Agência Click 1 02 03
McCann 0 03 03
Young & Rubicam 0 03 03
JWT 0 02 02
Salem 0 02 02
Thunderhouse 0 02 02
Salles/Salles Darcy 0 02 02
LewLara/TBWA 0 02 02

Obs:
1.Conquistaram um leão de ouro as agências: Umuarama, SSC&B Lintas, Denver, DM9/Bahia (Duda Mendonça), Adag, Contemporânea, Deck, Norton, D+W, Carillo Pastore, Pronom, Giovanni FCB, Prisma, Loducca, LiveAd, Tequila-Br. e Euro RSCG.
2. Este ranking inclui também os Grand-Prix de Agências do Ano
3. Apenas 36 agências brasileiras obtiveram GP e (ou) leões de ouro neste Festival nos 37 anos de participação no evento.
4. Ao todo o Brasil conquistou 08 Grand-Prix (04 de Agência do Ano) e 121 leões dourados.


Ranking Geral. GP e todos os leões
Agência GP Ouro Prata Bronze Prêmios
DM9/DM9DDB 04 19 24 33 80
Almap/AlmapBBDO 01 22 34 44 101
F-Nazca 01 10 07 17 35
DPZ 00 15 11 11 37
Ogilvy/Ogilvy Interactive 00 08 07 06 21
W-GGK/W-Brazil 00 07 05 08 20
Publicis/Publicis Salles 00 05 02 04 11
Fischer & Justus/Fischer América 00 04 06 11 21
MPM 00 04 03 07 14
Neogama 00 04 01 00 05
Young & Rubican 00 03 14 12 29
McCann 00 03 04 06 13
Agência Click 01 02 03 13 18
JWT 00 02 05 08 15
Salles/Salles Darcy 00 02 01 07 10
Salem 00 02 01 01 04
Thunderhouse 00 02 00 00 02
Euro RSCG 00 01 01 06 08
Leo Burnett 00 01 03 08 12
Loducca 00 01 04 05 10
Giovanni FCB 00 01 03 01 05
Lew Lara 00 01 01 05 07
Contemporânea 00 01 01 04 06
Tequila-Br 00 01 01 03 05
Carillo Pastore 00 01 00 01 02
Denison 00 01 01 01 03
DM9/Bahia 00 01 01 01 03
Lintas/SSCB Lintas 00 01 01 01 03
Norton 00 01 01 00 02

Relação de outras agências premiadas não incluidas neste ranking geral: África, Artplan, Umuarama, Denver, Adag, Deck, D+W, Pronom, Prisma, Grottera, Onestop, Onmedia, Upper, Cápsula/TBWA, Age, Aol Brasil, OPM, EugênioDDB, Loo, Virtual Net. Rapp Digital, Duda Mendonça, Fabra Quintero, Master, Lov-A Nova Geração, MCR Records, Matos Grey, Santa Clara,Talent, Gringo, Wunderman, Indústria Nacional e Diálogo, Bullet, J. Ribeiro Mihanovich, Hot Shop, Lince, P.A Nascimento, Lage Dammann, Esquire, Proeme, Espiral, Mendes, Gang, Publicitá, CBBA, GGK, Sym, Up Propaganda, Oana, SLBB, Better, V&S, DW, Upgrade, Bates, Sinc, LiveAd,Sun MRM, New Content, Ponto de Criação, Indústria Nacional/Diálogo, Tatil Design

Fontes para a elaboração deste ranking: Promocine, Asteriscos (Diário Popular), Propmark, Meio & Mensagem e O Estado de S.Paulo.

A partir da edição de 2006, concorre nove categorias:
Filmes
Mídia Impressa
Mídia Outdoor
Lions Direct (Marketing direto)
Media Lions (Mídia)
Internet
Rádio
Titanium Lions
Promo Lions (Promoção de Vendas)

Categoria Especial:
Young Creatives (destinada a jovens talentos da propaganda)

Nenhum comentário: