quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Vencendo na Wikipedia - Jimmy Wales

Se o conteúdo colaborativo é um dos futuros horizontes da mídia, das comunicações e da disseminação do conhecimento, a Wikipedia, ou melhor, o universo Wiki, pode ser considerado um dos pilares dessa transformação. Além da enciclopédia on-line mais conhecida do mundo, a família Wiki reúne hoje o ambiente Wikia, no qual usuários podem construir comunidades e partilhar livros, trabalhos e artigos, além da ferramenta de busca Search Wikia, ainda em desenvolvimento, que incorpora os mesmos conceitos participativos e interativos, possibilitando a edição dos resultados e o debate público sobre os critérios de pesquisa.

O co-fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, apresentou suas criações na ExpoManagement 2008. A palestra do visionário lotou o auditório central do Transamérica Expo Center, em São Paulo. CEOs, CIOs e especialistas em marketing e negócios de todo o País queriam ouvir os detalhes, a história e os motivos pelos quais a tecnologia wiki vem se consolidando como um fenômeno social.

“Queremos disponibilizar acesso ao conhecimento para todos os povos do planeta”, afirma Wales, sobre a motivação básica que levou ao surgimento da Wikipédia, que hoje é a maior e a mais abrangente enciclopédia da história da humanidade. Apenas em inglês, há 2,5 milhões de artigos, e as versões em 21 línguas têm, ao menos, 100 mil tópicos escritos.

A Wikipedia surgiu como uma maneira de disseminar e partilhar conhecimentos de todo o tipo. Muitas empresas enxergaram no conceito uma oportunidade de gerar inovações. Através de seus próprios wikis –criados pelo MediaWiki, software que roda a enciclopédia– as companhias estimulam funcionários de todas as áreas a tornar público seu conhecimento, além de contribuir para agregar informações a dados transmitidos por algum departamento. Jimmy Wales explica que o ambiente wiki é o “melhor meio de promover calmos e construtivos debates”. Para o especialista, a grande força da Wikipedia é a neutralidade e a moderação. “Os resultados da tecnologia mostram que está errada a idéia que as pessoas se motivam por interesses próprios.”

O criador da Wikipedia revela metas ambiciosas: “queremos que cada ser humano do planeta possa ter acesso a esse conhecimento em sua própria língua”. Ninguém duvida que a organização vá chegar lá, mas a Wikipedia ainda enfrenta desafios. Um das questões mais debatidas diz respeito à confiabilidade do conteúdo. Para Jimmy Wales, no entanto, os riscos tendem a diminuir à medida que aumenta a colaboração e o acesso a esse conteúdo.

Outro ponto crítico está relacionado ao acesso. “A maioria das pessoas no planeta ainda não tem ou consegue acesso apenas limitado à internet. Há também o problema da censura em alguns países”, diz. E, por fim, existe a questão da sustentabilidade financeira: a Wikipedia é uma organização sem fins lucrativos e se mantém pelas doações.

Evolução da revolução

A segunda parte da palestra de Jimmy Wales foi um talk show que contou com a participação do diretor de Inovações da Young & Rubicam, Walter Longo. O brasileiro enfatizou a importância histórica da Wikipédia como repositório e instrumento de disseminação do conhecimento humano. “O conteúdo colaborativo é uma nova realidade de gestão. Filtrar o acesso a ferramentas como o Orkut ou redes sociais significa reprimir idéias geniais todos os dias”, argumenta.

Para ambos os especialistas, o sucesso da Wikipedia sinaliza uma revolução social e cultural em pleno curso. “Criamos uma marca global com “verba zero” de marketing, ou seja, a Wikipedia tornou-se o quarto site mais popular do mundo apenas pelo boca-a-boca”, diz Wales. Para ele, os profissionais de marketing têm de repensar conceitos: “Hoje, em lugar de focar em atingir o maior número de pessoas, uma campanha, para ser bem-sucedida, deveria alcançar um número cada vez maior de pessoas que passem mensagens adiante”.


Nenhum comentário: