terça-feira, 4 de novembro de 2008

Profissional de Sucesso



Não existe formula mágica na formação do profissional de sucesso e sim um conjunto de fatores que se somam, a busca destes, só depende do aprendiz em ser humano.

Hoje com acesso rápido e socializante da internet, ficou muito mais fácil a busca por dados de mercado, concorrência, resultados de pesquisas qualitativas e quantitativas, cases, estratégias, entre outras informações.

Com estruturas cada vez mais enxutas, empresas tendem a exigir mais e mais do profissional, perdidos com a elevação diária das tarefas operacionais e se tornando especialista do generalismo, desta forma, delegam a ampliação dos seus conhecimento gerais, sem adquirir o saber.

O profissional de comunicação, tem que saber que o negócio da propaganda é um organismo vivo, que convive com fusões, conflitos de lei, movimento cambial, globalização de negócios e comunicação, relações culturais e gestão de marcas.

Os milhares de estudantes de comunicação e marketing que a cada ano inunda um mercado já saturando, estão deixando para depois de formados a busca por estágios, isso é um erro, por que cada vez mais as empresas querem que eles tenham um mínimo de experiência e conhecimento do dia a dia. Esta busca por um espaço no mercado de trabalho tem um preço.

Falha na orientação dos futuros profissionais, a realidade do mercado, além da acomodação dos próprios estudantes em buscar as informações, faz com que somente uma pequena parcela conseguirá fazer uma carreira de sucesso, por que foram atrás do conhecimento dentro e fora das salas de aula.

Mercado segmentado cresce a partir de um nicho e obtém consistência númerica na fase de amadurecimento.

Caminhos a serem percorridos ao exercício e estudo atuante. Segmento promocional (abrangente e eficiente); Marketing direto (desenvolvido com bons resultados), Marketing de varejo (Pontos de Venda - Empreendedorismo), Marketing esportivo, o surgimento do canal CRM – relacionamento com o cliente (muito mais que um SAC).

Operfil do novo profissional de propaganda é um composto de vários conhecimentos como: Marketing – Administração – Finanças – Estatística – Logística – Sociologia – Publicidade – Promoção – Tecnologia da Informação – Geografia – Política – Economia entre outros.

Ele deve sempre estar muito comprometido com da empresa, conhecer bem o seu negócio, o mercado suas variantes, estar atendo a oportunidades deixadas pela concorrência, ser um visionário, empreendedor e ético.

“... a diferença entre as empresas de sucesso e as demais, deve estar na capacidade de identificar os bons profissionais no sentido mais amplo...”.

A busca por profissionais no mercado, esta passando por modificações profundas, desde a quebra das gigantes americanas como a Enron, por exemplo, deixou claro que as exigências por competência estavam sendo tão enfatizadas que os aspectos como caráter e integridade estavam sendo ofuscadas.

“Um profissional não precisa se preocupar em conquistar posições ou dinheiro, pois estas são conseqüências de um trabalho bem feito”.

Dicas de leitura e consulta:

O navegador – Curso avançado de Mídia – Júlio César de Almeida
Propaganda de A a Z – Rafael Sampaio
Marketing Estratégico – Francisco Gracioso
Psicologia do Consumidor – Chistiane Gade
O que é Sociologia – Carlos B. Martins
O Homem que Calculava – Malba Tahan
A longa Cauda - Chris Andersen

Revista Consumidor Moderno

Sites:
http://www.propmark.com.br/
http://www.bluebus.com.br/
http://www.meiosemensagem.pt/
http://www.mmonline.com.br/

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