sábado, 16 de outubro de 2010

Turbine sua carreira escrevendo artigos e livros


A competição no mercado de trabalho, mais acirrada a cada dia que passa, obriga as pessoas a fazer de tudo para se diferenciar. É MBA, pós-graduação, especialização, curso de idioma estrangeiro, treinamento disso e daquilo...

Sem dúvida, adquirir novos conhecimentos e competências é essencial para uma carreira de sucesso, mas ainda não é tudo. É preciso que o profissional saiba colocar-se em evidência, e um recurso muito eficiente para isso é escrever artigos e livros. Até algum tempo atrás, para ter artigos e livros publicados, só mesmo conquistando espaço em editoras ou jornais. Muitos eram os autores interessados em divulgar seus trabalhos, mas poucos eram os escolhidos.

Felizmente, a explosão da internet democratizou o acesso aos meios de comunicação. Hoje, está ao alcance de qualquer profissional ter um site ou blog. Há um grande número de portais sobre as mais diversas áreas do conhecimento, que aceitam de bom grado artigos de colaboradores. Por fim, já nem é preciso ser patrocinado por uma editora: pode-se recorrer à produção independente de livros e publicar pequenas tiragens em bureaus de artes gráficas e impressão.

Como se vê, são muitas as facilidades para publicar trabalhos. Ao fazer isso, você divulga seus conhecimentos e idéias, torna-se mais conhecido e passa a ser percebido como profissional atuante e influente. Você se destaca! Para quem faz carreira em empresas, a exposição nos meios de comunicação cria visibilidade no mercado de trabalho, gerando oportunidades de ascensão profissional; para profissionais autônomos como médicos, advogados, terapeutas ou consultores, ajuda a atrair clientes e negócios.

Agora, se você começa considerar a possibilidade de escrever, fique atento a alguns pontos importantes:

Adequação ao público - Ao escolher o assunto que irá desenvolver, pense no leitor. Que tema é interessante para ele? Qual é a melhor abordagem do tema considerando a realidade e as características do leitor? Qual é a linguagem mais apropriada para falar com ele?

Lógica expositiva - Para cativar a atenção do leitor e facilitar o entendimento, o texto deve logo de início dizer a que veio. Se for informativo, deve começar por uma síntese do assunto e seguir com as informações complementares; se for dissertativo, começar pela tese (ou ponto de vista que se deseja expor) e seguir com argumentos.

Redação correta, clara e objetiva - Certifique-se de que seu texto não tem erros de português e é plenamente compreensível. Um artigo ou livro mal escrito comprometerá sua imagem em vez de promovê-la.

Conteúdo relevante - As pessoas só investem seu tempo em leituras que lhes acrescentem algo. Assim, preocupe-se em fazer textos de conteúdo relevante, consistente e bem fundamentado. Falar de amenidades ou obviedades não levará você a lugar nenhum.

Faça uma experiência: escreva um artigo, divulgue entre pessoas de razoável senso crítico e peça o feedback delas. Conheça seus pontos fortes e aprimore os pontos fracos. Escrever requer prática e às vezes um pouco de persistência, mas vale a pena: é algo que realmente poderá turbinar sua carreira.

Por Regina Giannetti, jornalista, ghost writer e instrutora da Academia do Palestrante.

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