terça-feira, 3 de junho de 2008

Brainstorming



É o precursor de muitas técnicas de geração de idéias existentes. Foi originalmente desenvolvido por Osborn em 1930 e é provavelmente a mais conhecida e utilizada de todas.

Essa técnica é baseada em dois princípios e quatro regras básicas. Os princípios são:

1. A suspensão do julgamento, e o que requer esforço e treinamento. Dos dois tipos de pensamento humano (o criativo e o crítico)usualmente predomina o último. Assim, o objetivo da suspensão do julgamento é possibilitar a geração das idéias consideradas suficientes é que se procederá o julgamento de cada uma.

2. Este princípio sugere a quantidade origina a qualidade. A explicação disso está em quanto maior o número de idéias geradas, maior será a possibilidade de uma delas originará a solução ao problema, além do que maior será a possibilidade de conexões e associações.

As quatro regras básicas a serem seguidas durante uma sessão de Brainstorming são:

a) Eliminar qualquer crítica, para que o primeiro princípio seja válido, assim como eventuais bloqueios por parte dos participantes.

b) Tentar estar desinibido e externar as idéias tal qual aparecerem, provocadas pelos estímulos existentes. Naturalmente, os participantes apenas farão isso se tiverem a certeza de que as idéias não serão julgadas imediatamente. As idéias mais desejadas são aquelas que parecem inicialmente mais disparatadas e distantes do problema. Se o são verdadeiramente, não é importante nesse momento do processo.

O objetivo dessa regra é relaxar todas as inibições durante a geração de idéias, permitindo assim aumentar o seu número num clima apropriado.

c) Quanto mais idéias, melhor, pois assim será maior a chance de conseguir, diretamente ou por meio de novas associações, as boas. Seu objetivo é aplicar o segundo princípio.

d) Combinar e melhorar as idéias já existentes, facilitando a geração de idéias adicionais, já dadas. Uma nova idéia é normalmente frágil e precisa ser reforçada para que seja considerada boa.

O processo consiste em formar um grupo composto de 6 a 12 participantes e 1 coordenador. Dias antes da reunião, cada participante deve receber o enunciado do problema com informações adicionais. Antes de iniciar o brainstorming realmente, deve-se orientar os participantes sobre as regras do jogo, sobre a origem e o motivo do problema a ser estudado e proceder a um aquecimento e, se necessário, a uma redifinição do problema.

Brainwriting

Técnica originária no Instituto Battelle em Frankfurt: é uma variação do brainstorming, com a diferença essencial de que todas as idéias são escritas, trazendo como conseqüência a calma e a ordem. Foi planejada por Goeschka, Goetz e Schlicksupp, para evitar alguns efeitos negativos de reuniões com influência de opinião dos coordenadores ou de dificuldades de verbalizar rapidamente suas idéias.

Existem diferente versões sobre esta técnica, sendo muito comum, a utilização da técnica 6 - 3 - 5.

O procedimento consiste em formar um grupo de seis participantes sentados ao redor de uma mesa, ao qual o coordenador apresenta um problema. Cada um dos participantes tenta escrever pelo menos três idéias relacionadas com o problema. Ao fim de cinco minutos, os participantes trocam de papéis na forma de um rodízio num sentido, cada participante, após receber o papel vizinho, tentará desenvolver ou acrescentar algo na forma de mais três idéias. O processo continua com períodos de 5 minutos para cada participante fazer sua contribuição, até que cada pessoa receba o seu papel de volta. O coordenador recolhe os papéis para seleção de idéias.

Exercício:

1 - Apresente um "clips" aos participantes, solicite no mínimo 5 (cinco) idéias, maneiras e práticas utilitárias ao objeto enunciado. Tempo de 15 minutos.

2 - Apresente uma "tampa de caneta, Bic", solicite no mínimo 5 (cinco) idéias, maneiras e práticas que NÃO DEVE SER práticado com o objeto. Tempo de 15 minutos.

Propósito deste exercício, demonstrar reações e resultados em relação aos príncipios e regras:

A suspensão do julgamento, agindo o pensamento de JULGO x CRITICA, origem de QUANTIDADE x QUALIDADE.

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