segunda-feira, 30 de junho de 2008

Mídia Exterior, Mídia Extensiva... Out-of-home!


Rio Congo, registro de imagem de satélite NASA.

Existe um espaço na publicidade quando buscamos introduzir na mente consumidora uma mensagem através dos meios de comunicação, um hiato;

A primeira ponta na estratégia de mídia selecionamos veículos de mídia tradicionais onde aplicamos a mensagem junto a programação de entretenimento, jornalismo,

* exemplo; emissoras de rádio e tv´s, editoras de jornais e revistas.

Última ponta para obtenção do share of mind, o PDV – o balcão de loja, e aí, vale até ações promocionais, queima de estoques, a estratégia do marketing.

Hiato

Podemos interpretar como mídia exterior todo o tipo de formato e engenhos destinado a exploração publicitária inserido no cenário urbano e social, ou seja, onde circula a população na sua rotina e compromisso diário em viver.

Gradativamente essa especialização no serviço de mídia vem obtendo mais sentido profissional embasado em pesquisas quantitativas e qualitativas, otimização do investimento com critério logístico adequado a proposta do anunciante oriundo de sua equipe comercial, agora, mais atuante e palpiteira nos esforços publicitários.

Mídia Exterior

No Brasil, existem centenas de empresas dedicadas a esta atividade, dezenas utilizam de nomes fantasia no sentido de atender ao amplo espectro de formatos distribuídos em três grandes vertentes, são este;

Transportes: ônibus, táxi, caminhões, embarcações, aviões, bicicletas, etc.

Na área de Transportes o que interessa para o anunciante, seja o sistema de transporte de passageiros público ou privado é a exibição da sua mensagem no lado externo das carrocerias, ou seja, a busca da visibilidade, o impacto da publicidade para o público que está circulando próximo a peça onde está adesivado sua mensagem.

Em cada tipo de transporte existe características na maneira como são utilizados os veículos de transporte que necessitam de estudos pelo profissional de mídia no sentido de orientar a melhor tática afins de otimizar o investimento na relação custo x benefício: período x Vida publicitária x posição e formato da mídia.

Privativo: painéis, totens, cartazes, outdoor, relógios, frontlights, backlights, bancas de jornal, de frutas, etc.

Muitos dos formatos e engenhos indicados acima, poderão ser encontrados também na área de mobiliário urbano descrita abaixo, a diferença, o engenho está instalado em terreno, propriedade particular, com isto, muitas cidades tem uma organização pública que administra a exploração publicitária no cenário urbano.

Mobiliário Urbano: abrigos de ônibus, relógios de temperatura, de clima, totens, lixeiras, gradis de proteção, bancos de jardins, banheiros, placas indicativas, etc.

Nesta atividade que associa equipamentos instalados em áreas públicas oferecendo algum tipo de benefício a comunidade com a exploração da publicidade que empresas internacionais aportaram no Brasil,

* a exemplo da inglesa Adshel, da francesa JC Decaux, da espanhola Cemusa dividindo licitações nas principais cidades do mundo para a implementação de engenhos com finalidade de oferecer algum tipo de benefício a população, custeando a implementação sem ônus a administração pública em detrimento a troca de um espaço no engenho para a exploração da publicidade.

Banca de Jornal na cidade do Rio de Janeiro.
Relógio na cidade de São Paulo.
Abrigo de ônibus na cidade do Recife.

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