segunda-feira, 30 de junho de 2008

Comunicação e suas Mídias


Há mais de vinte anos exercendo as mais diversas atividades na área de comunicação que ouço esta pergunta, desde que eu assisti a consolidação da rede de emissoras Globo, as novas formas de transmissão por freqüência modulada até os atuais sistemas de transmissão de som e imagem por fibra ótica com direito a interatividade e leitura digitalizada.

Acredito que vou continuar ouvindo esta pergunta por muito tempo na mesma forma que nossos ancestrais buscavam a resposta quando desenvolviam os “layouts” em suas cavernas, a escrita, ou mesmo com a fumaça do fogo (visual), o som dos tambores que os índios faziam quando queriam se comunicar com seus semelhantes afastados da tribo.

E agora? Que estamos “virando” o século como estará se comportando a mídia!

tradicional? A mídia alternativa já se consolidou como alternativa de mídia!

Não pretendo ser nenhum visionário, o que eu interpreto como o futuro da comunicação advém do exercício de uma regra elementar de que ação reflete reação, sendo assim ao discernimos sobre as ações mercadológicas empregadas nos últimos 50 anos (a partir da década de 50) nos mais diversos segmentos da economia e política social nos vários países - laboratórios, estaremos gerando um histórico, detectando tendências, desenvolvendo cenários do futuro e criando um diagnóstico de oportunidades.

Para os estudantes de comunicação eu recomendo um exercício em selecionar um período histórico de 10 anos, por exemplo, de 1930 a 1940, eleja um mercado teste, pode ser um país, um estado, um município.

Separe cada ano em uma planilha eletrônica e abaixo de cada ano registre as ocorrências apresentadas ao mercado em blocos dos gêneros:

* política, saúde, tecnologia/ciência, alimentação, comportamento, vestuário, atividades extrativas, agrícolas, comerciais, industriais, prestação de serviço, se houver necessidade incremente com outros dados de informações acompanhando as características do mercado e perfil populacional, o exercício será sempre enriquecido.

E lógico a necessidade de um levantamento histórico, horas e horas de pesquisa em bibliotecas, arquivos de jornais e revistas, entrevistas, ou seja, tudo que for possível disponibilizar para obter as informações, e neste momento que eu alerto, este estudo faz parte do serviço de um comunicólogo, tenho companheiros de profissão que até hoje não sabem cobrar por seus serviços, quando pergunto - Você fez seu dever de casa!

Qual foi a quantidade de informações que você passou para o seu cliente, o tempo utilizado, os gastos em transporte, alimentação e diárias. ... Hãããnnn...

Tanto assim, OK pode cobrar “x” valor que estará bem pago já debitando os custos fiscais.

Gente sabe porque estes meus amigos brigam comigo depois...Que eu mandei uma nota fiscal pela minha prestação de serviço em assessoria de comunicação, afinal eu prestei uma informação, de que a quantidade e qualidade de informações têm custo e preço.

Para finalizarmos o exercício proposto, inicie o processo de analise de ano para ano em cada um dos blocos, procure distinguir o que foi uma reação de uma ação no bloco de gênero (evolução) e depois de um para outro (revolução),

exemplo: o que a política interferiu nas atividades comerciais e destas as que alteraram o comportamento social da população, desta forma você estará desenvolvendo o seu raciocínio e gerando senso critico, posteriormente separe os últimos cinco anos e destes crie possíveis cenários de atitudes que podem ocorrer em cada um dos blocos para a próxima década e verifique com a realidade histórica seus erros e acertos, justifiques com a participação dos novos elementos.

Toda esta introdução serve como baliza para informar a vocês a conclusão do meu ponto de vista de como será o futuro da comunicação.

Na ótica de um profissional de comunicação, este ser poderá estar atuando com diversas agências e veículos de comunicação como também estar se relacionando diretamente com o departamento de marketing e produtos de empresas simultaneamente, especializando-se em um determinado segmento da economia, ou não necessariamente, atendendo a “jobs” específicos.

Seu perfil de trabalho estará atento às alterações no comportamento social da população nos mais diversos nichos de consumo por sexo, classe socioeconômica e faixa etária, detectar as atitudes e necessidades de cada grupo social, acompanhando sua evolução ao longo dos meses ou anos.

Exemplo: em 2005 um garoto de 15 anos usa um tênis Nike (o produto está atendendo aos usos e costumes da época e do segmento) no seu dia-dia, o que será necessário para mantê-lo cliente da marca até os seus 45 anos?

* desta pergunta surgirão outras e o profissional deverá buscar estas respostas na forma de tendências e sugerir a linguagem e conceito a serem utilizados na comunicação.

No mesmo grau de importância o profissional deverá apresentar propostas para “abordar” a mensagem publicitária com o usuário do seu produto/marca, utilizando técnicas de convergência de mídias, embasadas em pesquisas qualitativas.

Vamos o mais um exemplo:

Detectamos um grupo de potenciais consumidores que no seu comportamento social elegeram um ícone para o seu reflexo psicológico, este ícone seja um personagem ou uma pessoa de evidência pública, conforme suas atividades no contexto social estará ocupando os espaços editoriais na mídia em maior ou menor grau conforme o perfil e sistema tecnológico do veiculo de comunicação que tem o interesse de atender as necessidades de informação para o público usuário do sistema de comunicação.

Dentro das atividades de comunicação serão utilizadas estratégias e táticas de ação de como agregar ou explorar este ícone nos seus serviços de comunicação, utilizando ou não a imagem do ícone ou seguindo seu rastro na abertura dos espaços editoriais.

Sendo a marca ou produto um ícone próprio muito provavelmente o esforço de comunicação será de mantê-los em contato com o público-alvo sem necessariamente estar atrelado a sua aquisição, em meios de comunicação próprios ou terceirizados.

Na ótica do veiculo de comunicação, o que eu consigo enxergar no futuro, são programadores em amplas salas repletas de aparelhos de televisão, rádios, ou pilhas de assinaturas de materiais impressos, participantes de centenas de maillings formados por database empresariais.

Acompanhando todas as ações de seus concorrentes diretos e indiretos, procurando uma avaliação critica do que esta sub ou super exposto para manter o grau de interesse e necessidade do seu público leitor, telespectador ou usuário do seu sistema de comunicação.

O futuro da comunicação e suas mídias estão compromissados com a qualificação da mensagem editorial (conteúdo).

Nenhum comentário: