segunda-feira, 30 de junho de 2008

Todas as coisas estão em contínua mutação


Dito no ano 500 A.C por Heráclito de Éfeso e ilustra bem a situação que convivemos.

Segue, resumo da publicidade no Brasil.

Agências norte-americanas instalam-se no Brasil a partir da década de 50, seguindo o rastro nas atividades de seus anunciantes, inaugurando filiais em nosso território.

Para atender e prestar os serviços ma propaganda trouxeram know-how (conhecimento) a brasileiros oriundos de disciplinas, tais; jornalismo, psicologia e administração.

A profissão: Publicitário, foi regulamentada 20 anos depois.

As técnicas de publicidade norte–americana foram adaptadas às características, hábitos e linguagem do mercado brasileiro, a fusão propicia criativos esquemas comerciais que influencia o mercado internacional.

Estima-se no mercado brasileiro aproximadamente 1.500 publicitários com experiência satisfatória no planejamento de mídia com estratégia e tática alicerçada em estudo mercadológico.

Publicitário que opta pela especialização em mídia encontrará dificuldades na emancipação financeira. Recursos tecnológicos de informática, serviço Internet, associado a concentração dos volumes de verba em multinacionais reduz o número de pessoas no departamento de mídia convencional.

Faculdades de comunicação e publicidade brasileira credencia aproximadamente 12 mil jovens por ano no mercado de trabalho, neste cenário encontramos agências de publicidade extremamente enxutas com equipes de funcionários com baixo valor nos registros em carteira (CLT), autônomos e muita terceirização.

Com a consolidação dos novos sistemas de telecomunicação digital, o capital estrangeiro participando das empresas de comunicação nacional, a implementação de PPP – Participação Público Privado, abre-se boas perspectivas de trabalho no segmento de produção e conteúdo editorial, afim de atender a ocorrência da pulverização nos sistemas de transmissão.

O publicitário no século XXI está se convertendo em profissional de conceito, ocupando cadeira no marketing das corporações que agregam produtos e serviços de consumo aos seus canais de comunicação, desenvolvendo estudos de novas idéias e introdução de hábitos em laboratório de marca, atento ao consumidor – rei, senhor do destino.

Após a consolidação dos sistemas de transmissão digital teremos dois cenários para definir a carreira;

Primeiro: Comunicação onde teremos profissionais com ênfase em informática especializados no uso de softwares e multimeios para apresentação e entrega da informação, mídia.

Segundo: Conteúdo; é aqui a fusão dos profissionais de jornalismo e criativos publicitários em uma mesma redação que adapta a linguagem de seus textos ao perfil de público-alvo de seus respectivos projetos editoriais.

O Ser passa a vida buscando a felicidade sem saber que a traz consigo.

Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente onde outros já foram - Grahan Bell

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